A revolta catalisou a sociologia rural tunisina?
Uma revisão bibliográfica
Resumo
Este artigo objetiva verificar, através do levantamento bibliográfico e temático, se a dita “primavera tunisiana” ocorrida em 2010 em Sidi Bouzid, uma das mais povoadas regiões rurais, desencadeou, ao mesmo tempo, a primavera de uma sociologia rural, até então, praticamente inexistente na Tunísia. Para responder a esta pergunta, a primeira parte será baseada, primeiramente, no exame temático de três bases de dados relativas a teses registadas nesse país, principalmente desde 2010. Em seguida, ela buscará identificar o lugar da sociologia rural nos artigos publicados desde 2010 pelo Centre de recherches économiques et sociales (CERES). Este trabalho tentará, na segunda parte, explorar as pistas interpretativas a respeito da inércia que tem marcado a sociologia rural durante várias décadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.