Masculinidade e pentecostalismo como tecnologia neoliberal
Resumo
A proposta central deste artigo é pensar algumas imagens essenciais que emergem da intersecção entre racionalidade neoliberal, identidade de gênero e pertencimento religioso que aparece nos discursos sobre masculinidades em dois movimentos distintos, porém, com dinâmicas complementares desenvolvidos pela IURD. No primeiro caso, irei falar sobre a noção de masculinidade trabalhada no contexto do projeto Intellimen, no segundo caso, abordarei os relatos de ex bispos e pastores que passaram pela vasectomia e como o princípio da esterilização masculina coloca em exercício uma noção de governo que precisa operar o sucesso da nação mediante seu controle populacional. Assim, pretendo pensar a racionalidade neoliberal como uma performatividade, modos de agir que dependem do modo como um determinado corpo é lido num espaço de interação social, o que nos permite pensar quais são as dinâmicas de exterioridades e qual é o sujeito que emerge da cena neoliberal a partir do contexto das margens.
Downloads
Publicado
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.