As transformações sociais em torno da identidade cultural e da economia rural diante da expansão da agroindústria canavieira
Um estudo de caso em cinco bairros rurais de Piracicaba/SP
DOI:
https://doi.org/10.14244/contemp.v15.1359Resumo
O artigo aborda, pela ótica da noção de multifuncionalidade da agricultura, as formas de (re)produção social e de inserção no mercado. Notadamente, a partir da memória de percepções compartilhadas, o estudo evidencia que dois bairros rurais do município em questão desenvolveram um quadro favorável à diversifi cação de atividades e de renda, com ênfase no turismo rural e na comercialização de produtos agroalimentares benefi ciados. Em contraste, três bairros conhecem perspectivas limitadas e laços comunitários enfraquecidos em função da expansão da agroindústria canavieira, restringindo oportunidades, especialmente para os jovens locais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.