A formação de professores de sociologia no Maranhão: novos modelos formativos, novos problemas e velhas questões não resolvidas / The educational background of sociology teachers in Maranhão: new education models, new problems and old unsolved issues
Resumo
Nos últimos dez anos ampliou-se o número de vagas, de cursos e de modelos formativos aos interessados na carreira de docente na área de sociologia no Ensino Médio do Maranhão. Além dos tradicionais cursos de licenciatura em Ciências Sociais (CS) ofertados pela UFMA e pela UEMA, surgiram algumas alternativas desde 2009, a saber: as segundas licenciaturas em CS (UFMA/PARFOR) e os cursos de Ciências Humanas, com habilitação em sociologia, disponibilizados em três campos do interior do Estado. Por outro lado, as Instituições de Ensino Superiores (IES) privadas ofertam a licenciatura em sociologia, na modalidade à distância, com número quase ilimitado de vagas. Tomando como referência as estruturas curriculares e os projetos político-pedagógicos, o presente trabalho visa, por um lado, discutir esses modelos formativos, problematizar sua estrutura curricular, observando, comparativamente, algumas alterações no perfil profissional dos novos docentes. Por outro, recolocar algumas questões relativas à formação de professores de sociologia, tais como: a perpetuação da herança bacharelesca de alguns modelos, problemas com a formação teórica em Ciências Sociais em outros, o abandono da formação de pesquisador por outros, além dos limites didático-teóricos e o empobrecimento que a formação EAD pode promover aos futuros professores no caso dos cursos oferecidos pelas IES.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.