A radicalização neoliberal e os processos de subjetivação com base no trabalho dos professores temporários (pss) / The neoliberal radicalization and the processes of subjectivation from the work of temporary teachers (pss)

Autores

  • Everson Araujo Nauroski Centro Universitário Internacional Uninter
  • Maria Aparecida Bridi

Resumo

O presente artigo analisa as condições de trabalho dos professores temporários do Paraná (PSS) num contexto de radicalização neoliberal. Um processo que vem alcançando os serviços públicos, incluído a educação. Insistimos no termo radicalização neoliberal, em vista de um movimento pendular regressivo em diversos países, erigido em parte, pelo acirramento das políticas de desregulamentação da legislação trabalhista e a consequente precarização das condições de trabalho. Ao longo desse texto será mostrado como isso tem ocorrido na realidade educacional paranaense.

Palavras-chave: Neoliberalismo. Trabalho docente. Precarização. Subjetivação.

Biografia do Autor

Everson Araujo Nauroski, Centro Universitário Internacional Uninter

Pesquisador, docente e coordenador do curso de Sociologia do Centro Universitário Internacional Uninter

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Publicado

2020-02-04