A radicalização neoliberal e os processos de subjetivação com base no trabalho dos professores temporários (pss) / The neoliberal radicalization and the processes of subjectivation from the work of temporary teachers (pss)
Resumo
O presente artigo analisa as condições de trabalho dos professores temporários do Paraná (PSS) num contexto de radicalização neoliberal. Um processo que vem alcançando os serviços públicos, incluído a educação. Insistimos no termo radicalização neoliberal, em vista de um movimento pendular regressivo em diversos países, erigido em parte, pelo acirramento das políticas de desregulamentação da legislação trabalhista e a consequente precarização das condições de trabalho. Ao longo desse texto será mostrado como isso tem ocorrido na realidade educacional paranaense.
Palavras-chave: Neoliberalismo. Trabalho docente. Precarização. Subjetivação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.