O pêndulo da democracia: uma análise institucional da crise democrática no Brasil / The pendulum of democracy: an institutional analysis of the democratic crisis in Brazil

Autores

  • Jonatha Vasconcelos Santos Universidade Federal de Sergipe

Resumo

A presente resenha é resultado de um conjunto de leituras e pesquisa sobre a crise da democracia no Brasil. No caso específico da obra de Avritzer (2019), buscamos demonstrar o modelo de análise institucional proposto pelo autor enquanto contribuição primordial para o estudo da crise democrática no Brasil. Em O Pêndulo da Democracia, destaca-se a dimensão de longue dureé com o objetivo de identificar os períodos de regressão e aprimoramento da dimensão democrática das instituições. Sendo assim, nesta resenha percorremos a tese central do autor, investigada ao longo de cinco capítulos, de que o Brasil possui uma tendência democrática pendular e que tal movimento pode ser observado a partir das instituições que constantemente promovem processos de institucionalização da contrademocracia.

Biografia do Autor

Jonatha Vasconcelos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe nas modalidades Bacharelado (2015) e Licenciatura Plena (2016). É Mestre em Sociologia (2017) e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (2017 - em andamento). Atualmente é Professor Voluntário na Universidade Federal de Sergipe. É Especialista (2019) em Ensino de Sociologia pela Universidade Federal da Bahia. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC) em projeto desenvolvido em 2012-2013 e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em pesquisas realizadas entre os anos 2013 e 2015. Todas as pesquisas resultam de projetos coordenados pelo Prof. Dr. Wilson José Ferreira de Oliveira. Colaborador e pesquisador do Laboratório de Estudos do Poder e da Política (LEPP) coordenado pelo Prof. Dr. Wilson José Ferreira de Oliveira em estudos sobre participação política, movimentos sociais, eventos de protesto, engajamento militante e partidos políticos. Tem experiência em docência na disciplina de Sociologia no Ensino Básico e Superior. Também tem experiência enquanto pesquisador em consultoria sobre temas relacionados à processos de patrimonialização e políticas públicas para jovens e adolescentes. Os principais temas de interesse e estudo são movimentos sociais, participação política, engajamento militante, juventudes, formas de ação coletiva, eventos de protesto e construção de causas e políticas públicas. É integrante da rede de pesquisadores Democracia e Participação.

Downloads

Publicado

2021-04-11