O pêndulo da democracia: uma análise institucional da crise democrática no Brasil / The pendulum of democracy: an institutional analysis of the democratic crisis in Brazil
Resumo
A presente resenha é resultado de um conjunto de leituras e pesquisa sobre a crise da democracia no Brasil. No caso específico da obra de Avritzer (2019), buscamos demonstrar o modelo de análise institucional proposto pelo autor enquanto contribuição primordial para o estudo da crise democrática no Brasil. Em O Pêndulo da Democracia, destaca-se a dimensão de longue dureé com o objetivo de identificar os períodos de regressão e aprimoramento da dimensão democrática das instituições. Sendo assim, nesta resenha percorremos a tese central do autor, investigada ao longo de cinco capítulos, de que o Brasil possui uma tendência democrática pendular e que tal movimento pode ser observado a partir das instituições que constantemente promovem processos de institucionalização da contrademocracia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.