O pêndulo da democracia: uma análise institucional da crise democrática no Brasil / The pendulum of democracy: an institutional analysis of the democratic crisis in Brazil

Autores/as

  • Jonatha Vasconcelos Santos Universidade Federal de Sergipe

Resumen

A presente resenha é resultado de um conjunto de leituras e pesquisa sobre a crise da democracia no Brasil. No caso específico da obra de Avritzer (2019), buscamos demonstrar o modelo de análise institucional proposto pelo autor enquanto contribuição primordial para o estudo da crise democrática no Brasil. Em O Pêndulo da Democracia, destaca-se a dimensão de longue dureé com o objetivo de identificar os períodos de regressão e aprimoramento da dimensão democrática das instituições. Sendo assim, nesta resenha percorremos a tese central do autor, investigada ao longo de cinco capítulos, de que o Brasil possui uma tendência democrática pendular e que tal movimento pode ser observado a partir das instituições que constantemente promovem processos de institucionalização da contrademocracia.

Biografía del autor/a

Jonatha Vasconcelos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe nas modalidades Bacharelado (2015) e Licenciatura Plena (2016). É Mestre em Sociologia (2017) e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (2017 - em andamento). Atualmente é Professor Voluntário na Universidade Federal de Sergipe. É Especialista (2019) em Ensino de Sociologia pela Universidade Federal da Bahia. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (FAPITEC) em projeto desenvolvido em 2012-2013 e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em pesquisas realizadas entre os anos 2013 e 2015. Todas as pesquisas resultam de projetos coordenados pelo Prof. Dr. Wilson José Ferreira de Oliveira. Colaborador e pesquisador do Laboratório de Estudos do Poder e da Política (LEPP) coordenado pelo Prof. Dr. Wilson José Ferreira de Oliveira em estudos sobre participação política, movimentos sociais, eventos de protesto, engajamento militante e partidos políticos. Tem experiência em docência na disciplina de Sociologia no Ensino Básico e Superior. Também tem experiência enquanto pesquisador em consultoria sobre temas relacionados à processos de patrimonialização e políticas públicas para jovens e adolescentes. Os principais temas de interesse e estudo são movimentos sociais, participação política, engajamento militante, juventudes, formas de ação coletiva, eventos de protesto e construção de causas e políticas públicas. É integrante da rede de pesquisadores Democracia e Participação.

Publicado

2021-04-11