A questão racial na Universidade Federal do ABC: um debate apoiado nos concursos docentes / The racial issue at the Federal University of ABC region: a debate over the faculty position exams
Resumo
As ações afirmativas alteraram, de forma significativa, a percepção dos estudos sobre desigualdades e racismo no Brasil, sobretudo no tocante à elaboração de políticas públicas. Isso resulta de uma profunda pressão do movimento negro, a partir do fim da segunda metade da década de 1990, para a adoção de políticas específicas para a população negra. No campo educacional, por exemplo, a implantação dessas políticas nas universidades públicas foi decisiva para o início de um processo, ainda a ser consolidado, de democratização desse espaço, tanto do ponto de vista da ampliação da participação de estudantes negros/as, quanto das transformações ocorridas no âmbito das estruturas acadêmicas. Essa realidade foi ponto de partida para a aprovação da Lei 12.990/2014, que prevê a reserva de vagas para pessoas negras no serviço público. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar a incoporação da questão racial na Universidade Federal do ABC (UFABC), considerando especificamente os seguintes processos: 1) realização de concurso docente para a contratação de quatro especialistas para a área de Relações Étnico-raciais (edital 145/2016); 2) aspectos gerais da implantação da reserva de vagas prevista na Lei 12.990/2014, no período de 2015 a 2018. Para essa discussão, parte-se de um diálogo com alguns interlocutores, bem como de documentos relativos aos concursos docentes publicados pela UFABC.
Palavras-chaves: questão racial; ações afirmativas; cotas no serviço público
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.