Independent Living for Disabled People: from individualism to self-determination
Abstract
O Movimento pela Vida Independente para Pessoas com Deficiência tem ao longo das últimas quase cinco décadas reconfigurado as políticas sociais na área da deficiência em diferentes países do mundo ocidental. Neste movimento conjugam-se, sem contradição, alguns dos valores que estruturam o individualismo moderno e as conceções liberais de autonomia e da responsabilidade individual. Este artigo faz uma arqueologia deste movimento, de forma a situarmos a reivindicação por uma Vida Independente nas agendas do presente das organizações e do movimento de pessoas com deficiência, e de forma a refletir sobre a forma como a Vida Independente para pessoas com deficiência integra e articula alguns dos valores e conceções dominantes nas sociedades capitalistas ocidentais.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.