Um estudo de esquemas de diferenciação e hierarquização entre escaladores
Abstract
Este artigo examina as relações de status entre escaladores com o objetivo de identificar os esquemas de diferenciação e hierarquização entre eles. Para coletar dados sobre as preferências dos praticantes de modalidades de escalada, um questionário foi aplicado. Em seguida, a análise de correspondência múltipla (ACM) foi empregada para calcular e visualizar as distâncias e proximidade entre as modalidades. Isso serviu como base para compreender os esquemas que organizam esse universo como um campo simbólico. Para interpretar o gráfico de ACM, dados qualitativos foram coletados por meio da participação do autor nesse universo como escalador amador. Os resultados indicam que os praticantes com alta renda introduzem elementos de status heterônomos no campo.
Downloads
Published
Issue
Section
Categories
License
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.