Ideologia e Aquicultura: uma das faces da revolução azul
Abstract
A aquicultura – cultivo de organismos aquáticos em cativeiro (algas,peixes, moluscos etc.) – ampliou-se no Brasil nas últimas décadas, especialmentena região Nordeste, com a criação empresarial de camarão. Porém, sem a constituição de uma ideologia particular, a aquicultura – de base empresarial– não teria crescido de forma tão vertiginosa desde os anos de 1990. Este artigo analisa a ideologia aquícola empresarial em voga no país, tomando como referência produções bibliográficas, revistas, sites e jornais, bem como incursões de campo feitas de 2006 a 2009 em Pernambuco.Downloads
Issue
Section
License
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.