A crítica segundo a crítica latino-americana
Abstract
Resumo: Com base na noção de “auto-representação”, propomos um mapea- mento sociológico do campo da crítica cinematográ ca na América Latina, de modo a veri car como ele é construído por seus próprios agentes. Por meio de discursos e relatos, tratamos de identi car “tipos puros” que compõem o métier: “ilustrados” e “melancólicos”, “iniciados” e “propositivos” são construções con- ceituais extraídas de entrevistas com críticos argentinos, brasileiros, cubanos e mexicanos, realizadas entre os anos de 2006 e 2013.
Palavras-chave: Crítica cinematográ ca; América Latina; auto-representação; recepção.
Downloads
Issue
Section
License
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.