A dificuldade de morar. Exercícios de poder no fenómeno dos sem-abrigo / Inhabiting difficulties. Power exercises in homelessness
Abstract
O dispositivo de governo da vida na rua é a rede de elementos cuja acção, de modo mais ou menos directo, influencia a forma do fenómeno dos sem-abrigo. Na mundividência global do dispositivo, os sem-abrigo são percebidos como indivíduos anormais e/ou anormativos cuja insuficiência fundamental leva a que vivam na rua. Deste modo, inserir cada sem-abrigo numa relação tutelar com um profissional assistencialista na qual se incentivará a sua resubjectivação é percebida como a única solução possível para cada saída individual da rua. Contudo, a relação tutelar de facto existente apresenta-se como uma forma de dominação na qual os sem-abrigo são feitos aceitar a sua posição desqualificada. Usando como base empírica da reflexão a cedência de moradas institucionais a sem-abrigo para que estes possam receber correspondência, o texto aborda diferentes exercícios e lógicas de poder pelas quais o dispositivo procura tornar os sem-abrigo submissos na sua posição sociopolítica.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.