Linguagem política e os sujeitos que agem: conexões entre Tarrow, Habermas, Laclau e Mouffe / Language, politics and those who act: connections in Tarrow, Habermas, Laclau and Mouffe
Abstract
Em The Language of Contention – revolutions in words. 1688-2012, Sidney Tarrow (2013)reivindica maior atenção às palavras na análise da ação coletiva contenciosa. A linguagem assume quatro papeis no confronto político: veículo, meio de comunicação, mecanismo de difusão e marcador de sua evolução histórica. Ciclos de confronto e, principalmente, os repertórios de ação, são redefinidos de forma a permitir que o discurso seja levado em conta. O artigo apresenta brevemente o argumento de Tarrow, discutindo como articula linguagem, política e os sujeitos que agem coletivamente para, depois, discutir como outros autores – especificamente Habermas e Laclau e Mouffe – articulam, de forma distinta, as mesmas categorias, de maneira a colocar em evidência uma pluralidade de modos de estabelecer tais articulações. Argumenta-se, à luz dessas duas tradições, que Tarrow inclui nova camada – linguística, discursiva– às definições da teoria da política contenciosa, mas mantém intacto o entendimento de política com o qual trabalha.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.