“É mais fácil para as mais bonitas”: corpo, imagem e reconhecimento nas experiências de (não) passar por homem e/ou mulher / “It is easier for the most beautiful ones”: body, image and recognition in the experiences of (no) passing by man and/or women
Abstract
Este artigo discute a experiência de passar por homem e/ou por mulher como performances de um regime de visibilidade/conhecimento. A partir de uma postura desconstrutivista, reunindo principalmente teóricos queers e feministas, os interlocutores deste estudo não foram classificados, a priori, de modo identitário. Por meio de uma multiplicidade metodológica, incluindo etnografia (online e offline), entrevistas e imagens, considerou-se vários marca- dores sociais da diferença que constituem esse regime. Compreende-se que a constituição do passar por se dá via a agência dos interlocutores diante de uma diversidade de elementos, em busca de reconhecimento via beleza.
Palavras-chaves: Beleza; corpo; imagem; reconhecimento; passar por.
Downloads
Issue
Section
License
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.