Lideranças políticas: representações de atentados e assassinatos no cinema norte-americano / Political Leadership: Representations of Attacks and Murders in American Cinema
Abstract
O presente artigo foca na construção e na disseminação da imagem do poder, por meio dos personagens que representam as figuras dos presidentes nos Estados Unidos da América. A análise se dá por meio de filmes que apresentam atentados e assassinatos dos presidentes norte-americanos. Na nossa avaliação, existe uma relação ambígua de amor e ódio presente nos filmes produzidos nos EUA sobre essa temática. A produção cinematográfica americana privilegia filmes de ação, prevalecendo o espetáculo e não a reflexão. O heroísmo do presidente, os embates entre os bons políticos e o “bandido”, o mocinho e o “terrorista” é ressaltado nos filmes, prevalecendo uma visão maniqueísta da política.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.