Agência, conhecimento e capacidades críticas no capitalismo contemporâneo: uma abordagem cosmopolita a partir de baixo / Agency, knowledge and critical capacities in contemporary capitalism: a cosmopolitan from below approach
Abstract
Este artigo tem como objetivo focar-se no processo de transformação do conhecimento - algo intrinsicamente heterogêneo, indo de suas diferentes formas de vida e experiências especificamente situadas para uma natureza mais abstrata e universal -, naquilo que Armatya Sen define como “as bases informacionais de julgamento e justiça”, isto é, as bases informacionais sobre as quais as ações e as políticas estão fundamentadas. Trata-se de um processo crucial, visto que contribui decisivamente para estruturar o território no qual as políticas intervirão, estabelecendo como as fronteiras desse território devem ser delimitadas, o que neste deve ser incluído e o que pode ser deixado de lado em uma área legítima de indiferença social, política e burocrática. Tal processo precisa ser histórica e sociologicamente situado, a fim de se compreender plenamente o modo como as capacidades dos atores nele estão implicadas. O artigo procura apontar para a chamada “armadilha do trajetorismo (trajectorism)” que caracteriza o campo de tensão configurado pelo modo capitalista de traduzir o espaço de possibilidades aberto pela modernidade: a relação conhecimento/bases informacionais é fortemente afetada pelas iniquidades sociais e concorre ela mesma para reproduzi-las. Uma abordagem inspirada em um cosmopolitismo de baixo será explorada, considerando as capacidades dos cidadãos - nos termos da capacidade de aspirar - que podem estar ativamente envolvidas no processo de transformação do conhecimento em bases informacionais. Uma redefinição do processo de produção do conhecimento em termos de direito humano à pesquisa parece ser a direção a ser conduzida a fim de estimular essa relação entre capacidade e conhecimento; e as ciências sociais podem encontrar um desafio promissor de revitalização ao conduzirem a si mesmas nessa direção.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.