Por uma abordagem interseccional das desigualdades: rupturas com visões hierarquizadas / An intersectional approach to inequalities: ruptures with hierarchical views
Abstract
Esse artigo tem por objetivo propor uma reflexão sobre a possibilidade de abordar as diferentes formas de desigualdades e de processos de exclusão sem hierarquizá-los. No campo epistemológico da sociologia crítica há uma tendência em se pensar as desigualdades a partir dos mecanismos que realmente importariam para demarcar a posição social dos indivíduos. Apresentamos nesse artigo alternativas teóricas para que se possa analisar universos de pesquisa em que se apresentam questões de raça, classe, gênero, orientação sexual, identidade nacional, entre outras, de modo interseccional, permitindo dessa maneira focalizá-los de modo relacional e levar em conta seus efeitos interativos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.