The Military Police and its identity dilemmas
Abstract
Embora o debate sobre desmilitarização das polícias brasileiras seja intenso, pouco se tem discutido sobre suas causas, dimensões e problemas. Neste artigo, descreveremos os processos de mimetismo organizacional através dos quais as polícias brasileiras foram moldadas a partir das organizações militares. A seguir analisaremos quatro dimensões em que as polícias têm se diferenciado cada vez mais das Forças Armadas: (a) no ethos do uso da força; (b) nos mecanismos de supervisão e controle, (c) nas formas de emprego e (d) nas relações de trabalho. Por fim, discutiremos os principiais obstáculos e dilemas para a construção de uma identidade policial.Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.