Circulação, afetos e migração: notas para uma análise antropológica de mulheres trans em terras indígenas da Paraíba. / Circulation, affect and migration: notes towards an anthropological analysis of transgender women in ethnic territories of Paraiba
Abstract
Este artigo sintetiza pesquisas realizadas no Litoral Norte da Paraíba entre os anos de 2009 e 2014 e percorre os caminhos traçados por três mulheres trans que nasceram em aldeias indígenas da etnia Potiguara. No texto procuro apresentar e descrever os processos e movimentos relativos às sexualidades, sociabilidade e mobilidades local e transnacional realizadas por elas e, sinalizando como valores da "indianidade" são postos como diferenciação no mercado do sexo. Em tais espaços o corpo é experimentado como performance e como materialização do gênero que percorre e constitui aldeias, cidades pequenas da região e Europa.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.