A dádiva da salvação: analisando a passagem do tráfico para a igreja no Bairro da Penha, em Vitória – ES
The gift of salvation: analyzing the passage from the traffic to the church in Bairro da Penha, Vitória – ES
Abstract
O presente artigo parte da teoria da dádiva, trazida às ciências sociais por Marcel Mauss e contemporaneamente reavivada pelo movimento anti-utilitarista em ciências sociais (M.A.U.S.S.), para compreender as redes de sociabilidade existentes no tráfico e nas igrejas evangélicas. Para tanto, utiliza como substrato empírico para suas conclusões as narrativas de vida pregressa como traficantes de drogas e de vida atual como sacerdotes, de pastores da Igreja Operando Deus, no Bairro da Penha, um dos bairros mais violentos de Vitória, capital do Espírito Santo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.