Simmel, Durkheim e Mauss: nascimento frustrado da sociologia europeia
Simmel, Durkheim and Mauss: poor beginning of European sociology
Resumen
A abordagem socio-filosófica de Georg Simmel se inscreveu e foi concebida no interior de uma relação com a França, e, em particular, com Émile Durkheim. Em que medida Mauss esteve a par dos trabalhos de Simmel, e como os interpretou? Para melhor entender essas questões, nos propomos esboçar uma reconstrução das relações entre os três pensadores. Nossa leitura interliga a vida dos autores e suas concepções de sociologia a um momento crucial do nascimento da disciplina: o de sua entrada na universidade, na qual ela procura se afirmar enquanto ciência do homem. Utilizaremos, para tanto, elementos biográficos, correspondências e documentos relacionados aos grupos de pesquisadores com os quais Simmel, Durkheim e Mauss estiveram em contato.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.