Documentos dos apátridas: a materialidade de jornadas migratórias entre mobilidade regulada e subversões dos sujeitos móveis
Resumen
O presente texto propõe investigar os documentos de identificação e de viagem (passaportes) como objetos materiais que acompanham, definem e moldam as jornadas dos sujeitos-em-movimento. Para tanto, são mobilizadas as considerações produzidas` no âmbito das viradas da mobilidade e materia- lista nas Ciências Sociais, que (re)integram a materialidade à pesquisa social. Por meio de um encontro etnográfico com os “papéis” de refugiados apátridas russos, preservados no arquivo de uma instituição de longa permanência para idosos em São Paulo, busca-se inserir os documentos na rede de atores para refletir sobre o papel que eles assumem na produção de cidadania e mobilidade reguladas.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.