Sociologia das Profissões e das Ocupações no Brasil: 2002-2019

Autores/as

Resumen

O artigo analisa o desenvolvimento de uma expertise sobre a sociologia das profissões no Brasil. Sustenta que a Sociologia das Profissões e das Ocupações não se consolidou como um campo demarcado em relação a outras especialidades, havendo a sobreposição com outras sub-áreas do conhecimentos e o borramento de fronteiras com os estudos sobre trabalho, estratificação social, ciência e teorias sociológicas. Para analisar esse processo, toma-se como suporte papers apresentados em grupos de trabalho no âmbito da sociologia das profissões, além de dissertações e teses defendidas de 2002 a 2019, nessa área.

Biografía del autor/a

Maria da Gloria Bonelli, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1993), e bolsa sanduíche na Northwestern University (1991). Desenvolveu pós-doutorado na American Bar Foundation, Chicago (1996), no Instituto Internacional de Sociologia Jurídica de Oñati, País Basco (2006) e na University of Leeds Law School (2016). Professora titular do Departamento de Sociologia, da Universidade Federal de São Carlos, atualmente é professora sênior do mesmo Departamento, com Bolsa Produtividade em Pesquisa 1B. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia das Profissões, atuando principalmente nos seguintes temas: profissões jurídicas, sistema de justiça, profissionalismo e gênero, processos de profissionalização contemporâneos.

Jordão Horta Nunes, UFG

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil. Professor associado da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Brasil. 

Jacques Mick, Universidade Federal de Santa Catarina

É professor dos Programas de Pós-Graduação em Jornalismo e em Sociologia e Ciência Política Universidade Federal de Santa Catarina, vinculado ao Departamento de Sociologia e Ciência Política. Com graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela UFSC (1992), tem mestrado e doutorado em Sociologia Política pela UFSC (1998, 2004) e pós-doutorado na Universidade de Lisboa (2014-2015). Foi professor visitante no Instituto de Estudos Políticos (Sciences Po) de Grenoble em 2014 e 2017. Coordena as pesquisas Journalistic role performance - Etapa Brasil e flexMediaLives, além de atuar no projeto internacional de investigação Communication and Democracy: Media Accountability, Public Service Media, Internet Access and the Right to Information in Germany and Brazil. Atua nos grupos de pesquisa Laboratório de Sociologia do Trabalho e Metrópolis - Laboratório de Pesquisa Social. Foi subcoordenador e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (PPGSP), entre 2015 e 2016, subchefe (2017-2019) e chefe (2019-2020) de Departamento de Sociologia e Ciência Política e é vice-diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC (2020-2024).

Publicado

2023-03-12