Império e imperialismo na teoria política contemporânea
Repensando o elo entre acumulação e diferença com base em Partha Chatterjee e David Harvey
DOI:
https://doi.org/10.14244/contemp.v14.1241Resumen
O artigo examina os conceitos de imperialismo e império conforme desenvolvidos por David Harvey e Partha Chatterjee. Harvey buscou atualizar o legado da economia política marxista sobre o imperialismo mediante as noções de “acumulação por despossessão” e “ajuste espaço-temporal”. Para Chatterjee, o império responde por uma forma política histórica, que governa com base na gestão da diferença colonial. A questão central é se existe um terreno em comum entre a “acumulação por despossessão” e a “diferença colonial” que permita reconciliar a sociologia dos impérios no bojo de uma teoria crítica antieurocêntrica.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Categorías
Licencia
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.