Rolezinhos
exclusão social e jurídica de jovens da periferia
Resumen
Entre o final do ano de 2013 até janeiro de 2014, no Estado de São Paulo, Brasil, ocorreram alguns fenômenos sociais, que se tornaram conhecidos como rolezinhos. Os rolezinhos foram ações de movimento espacial urbano de jovens de periferia que, ao frequentarem shoppings centers em grupos, promoveram grandes impactos, discussões e reações jurídicas e sociais. Frente a este fenômeno, o objetivo deste trabalho é analisar como esses movimentos sociais foram recebidos pela população e, especialmente, as ações jurídicas deles decorrentes. Com base em pesquisa em material sociológico e nos diversos processos impetrados pelos shoppings centers, analisaremos as distintas interpretações jurídicas de juízes(as) de primeira e segunda instância da justiça estadual. Concluímos que as diferentes reações sociais e jurídicas estavam fundamentadas em suposições estabelecidas por profundo racismo e exclusão social dos jovens de periferia.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Categorías
Licencia
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.