Quem governa o bairro?
Violência e mercados de drogas ilegais em bairros segregados na Grande Buenos Aires (Argentina)
Resumen
Este artigo busca refletir sobre o mundo do microtráfico de drogas (e dos traficantes, nativamente conhecidos como “transas”) em áreas marginalizadas da Grande Buenos Aires. Analisaremos a importância dos mercados de drogas ilegais nesses territórios e discutiremos as relações entre esses mercados e a violência observada localmente. Descrevemos as percepções dos moradores sobre as operações do microtráfico nos bairros, o impacto desses mercados nas comunidades e a relação entre os vendedores de drogas e a vizinhança. O presente trabalho provoca a seguinte pergunta: quem manda no bairro? A resposta, parcial, é uma contribuição para a discussão sobre governança criminal.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.