Ação direta e simbologia das “jornadas de junho”: notas para uma sociologia das manifestações
Resumen
As manifestações ocorridas recentemente no Brasil, conhecidas por“jornadas de junho”, caracterizaram-se pela amplitude, rapidez de difusão e capacidadede poder de impacto em vários campos da atividade social. Diferente dosmovimentos sociais da era da redemocratização, as manifestações tornaram aação direta e o uso das redes sociais estratégias capazes de permitir expressividadee visibilidade na esfera pública. Os protestos disseminados em várias cidadesbrasileiras utilizaram-se de repertórios culturais e políticos oriundos de experiênciasantigas e recentes. O desafio sociológico de entendimentodas manifestaçõesesua simbologia da ação direta constitui o principal objetivo deste artigo.Descargas
Número
Sección
Licencia
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.