Práticas transnacionais em um entreposto comercial da “Rota da Seda”1: argelinos e egípcios em Yiwu (China)
Resumen
Yiwu é um dos mais importantes mercados atacadistas do mundo. Aomesmo tempo um distrito industrial e um bairro urbano cosmopolita. Esta cidadeda província de Zhejiang, três horas distante de trem de Shangai, se consolidoudepois dos anos 2000 como uma das principais praças de saída para as“novas rotas da seda” fornecedoras de small commodities para grande parte domercado mundial. Este artigo tem como objetivo compreender melhor comoa partir destas rotas foi possível se estabelecer na Argélia e no Egito mercadoscom influência nacional e com conexões internacionais, e como se consolidamestes entrepostos transnacionais e a presença desses comerciantes, donos derestaurantes, tradutores, compradores e migrantes árabes. Esta é uma mundializaçãoinformal, porém poderosa, que se desenha e insere a África do Norte nasredes globais do comércio transnacional.Descargas
Número
Sección
Licencia
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.