Drogas e justiça criminal em São Paulo: uma análise da origem social dos criminalizados por drogas desde 2004 a 2009
Resumen
O artigo apresenta dados quantitativos sobre a criminalização dos indivíduosno sistema de justiça criminal por drogas na cidade de São Paulo entreos anos 2004 e 2009. Este recorte é relevante, pois é no ano de 2006 que entraem vigor no Brasil a chamada Nova Lei de Drogas. Neste trabalho apresento a“origem social” dos indivíduos envolvidos nessa modalidade de delito a partir detodas as ocorrências registradas em dois distritos policiais da capital paulista:Santa Cecília e Itaquera. Trata-se de demonstrar, por meio de algumas variáveissociais (gênero, idade, escolaridade e ocupação), qual é a origem socialdos sujeitos que passam pela justiça criminal na primeira criminalização feitapela polícia. A questão analítica mais ampla do texto remete-se aos diferentesmecanismos de poder das práticas estatais na administração de conflitos. Taispolíticas e práticas diferenciam os ilegalismos, acionando desigualmente os mecanismosde estigmatização de acordo com o status, o grupo e a classe social decada indivíduo incriminado por drogas em São Paulo.Descargas
Número
Sección
Licencia
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.