Em terra de papagaio dragão não se cria: uma abordagem psicossocial da relação entre brasileiros e chineses
Resumen
As reflexões a seguir apresentam uma abordagem psicossocial acerca do relacionamento entre brasileiros e chineses em contextos históricos nos quais o imaginário sobre chineses é tensionado, indicando mudanças na forma como são representados simbolicamente no Brasil. Tendo por base a teoria das representações sociais, apresentamos o discurso que une cronistas que vão de Marco Polo aos jornalistas do presente, todos ávidos por maravilhas. Concluímos que tal relacionamento reproduz a lógica da modernidade, cuja marca emblemática é a alteridade.Descargas
Número
Sección
Licencia
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.