Entre ciência e docência? A experiência da USP para formar professores de Sociologia / Between science and teaching? USP´s experience to train sociology teachers

Autores/as

  • Ana Paula Hey Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo – Brasil
  • Eduardo Carvalho Ferreira Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo – Brasil
  • Maria Regina Cariello Moraes

Resumen

O artigo problematiza os desafios da formação de professores de Sociologia para o Ensino Médio, a partir da experiência de implantação do Laboratório de Ensino de Sociologia na Universidade de São Paulo. Demonstrando interfaces entre a especificidade da formação universitária e a particularidade da docência no ensino médio, apresentam-se alguns elementos analíticos para a reflexão em torno desses processos formativos. Em especial, discutem-se as ferramentas cognitivas mobilizadas na prática de produção de materiais didáticos e recursos pedagógicos.

Biografía del autor/a

Ana Paula Hey, Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo – Brasil

Professora no Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Eduardo Carvalho Ferreira, Universidade de São Paulo (USP) – São Paulo – Brasil

Professor no Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo (USP)

Maria Regina Cariello Moraes

Doutora em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo (USP)

Publicado

2018-12-19