Como las convenciones viajan: Notas etnográficas sobre clubes de “sexo duro” em Madri
Resumen
Neste trabalho, trago alguns apontamentos etnográficos sobre os chamados clubes de “sexo duro” para homens em Madri, na Espanha. Inicialmente, abordo exploratoriamente os leather sex clubs norte-americanos e europeus de meados dos anos 1970 e 1980. Esse exercício é importante para localizar algumas referências culturais que “viajaram” nos anos 1990 para outros contextos. Busco, ainda, analisar o modo como convenções de gênero operam nesse mercado. Levanto a hipótese de que nesses locais pode-se observar a exacerbação, incorporação e encenação de elementos que supostamente compõem a “masculinidade heterossexual” e a virilidade estereotipadas.Descargas
Número
Sección
Licencia
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.