Memória e identidade no quilombo Saco das Almas: luta, resistência e direitos quilombolas / Memory and identity in Quilombo Saco das Almas: the fight, resistance and rights of the Quilombola

Autores/as

  • Daciléia Lima Ferreira Universidade Federal do Maranhão
  • Conceição de Maria Belfort de Carvalho Universidade Federal do Maranhão
  • Vanessa Cristina Ramos Fonsêca da Silva Universidade Estadual do Maranhão
  • Josenildo Campos Brussio Universidade Federal do Maranhão

Resumen

O presente artigo aborda uma investigação sobre os direitos quilombolas no processo de construção da identidade e memória dos moradores do Quilombo Saco das Almas, em Brejo/MA. Assim, apresentamos as dificuldades enfrentadas pelos moradores do quilombo na luta pela posse da terra, bem como os conflitos pelos quais passaram ao longo dos anos. Por outro lado, apresentamos também os elementos culturais que reforçam as memórias e identidades do Saco das Almas e de que maneira estes elementos contribuem para a luta dos quilombolas pela titulação da terra.

Biografía del autor/a

Daciléia Lima Ferreira, Universidade Federal do Maranhão

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Cultura e Sociedade (PGCult) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Graduação no Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus de São Bernardo. Tem experiência na área de Sociologia, Antropologia, com estudos em Memória, Identidade e Imaginário. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio Cultural (GEPPaC) do PGCult(Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, da Universidade Federal do Maranhão e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Cultura (GEPEMADEC), na linha de pesquisa 2: Imaginário Cultura e Meio Ambiente, da UFMA/Campus de São Bernardo. Atualmente pesquisa sobre Memória, Identidade e Patrimônio do Quilombo Saco das Almas, em Brejo/MA, sob orientação da professora Dra. Conceição de Maria Belfort de Carvalho. 

Conceição de Maria Belfort de Carvalho, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal do Maranhão (1997), Especilaização em Planejamento Ambiental pela Universidade Federal do Maranhão, mestrado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Professora da Universidade Federal do Maranhão. Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão (Nível Mestrado- Linha 2: Cultura,Educação e Tecnologia).Tem experiência na área de Turismo, com ênfase nas áreas: Gestão do turismo, Patrimônio cultural e Pesquisa em Turismo. Projetos aprovados com recursos financeiros: SÃO LUÍS PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE: a dualidade da interação entre turistas e o espaço da cidade Edital Universal CNPQ/2014.Professora Produtividade Sênior- FAPEMA

Josenildo Campos Brussio, Universidade Federal do Maranhão

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (2012), possui graduação em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Maranhão (1998), Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira - São Gonçalo/RJ (2000), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (2008) e Doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia da UFMA/Campus de São Bernardo. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Cultura (GEPEMADEC), na linha de pesquisa 1: "Imaginário, cultura e meio ambiente".

Publicado

2020-12-28