As mulheres na política institucional em Mato Grosso do Sul: análises da participação feminina nos pleitos eleitorais
Resumen
O presente artigo analisa a participação das mulheres na política institucional, nos pleitos eleitorais de Mato Grosso do Sul (MS), a partir de 1982, quando aconteceram as primeiras eleições diretas, chegando até o pleito de 2018. O objetivo foi identificar a participação feminina com base nos dados do TRE/MS, verificando o número de mulheres candidatas, quantas eleitas nos diferentes pleitos, cargos ocupados e, também, as regiões do Estado onde elas atuam. Busca-se compreender o número de eleitas para os cargos de prefeitas, vereadoras, deputadas estaduais e federais, senadoras e governadoras. Os resultados da pesquisa mostram baixo número de mulheres na política institucional, com sub-representação feminina, mantida nos 40 anos da criação de Mato Grosso do Sul, evidenciando desigualdades e domínio masculino nesse campo.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.