Descolonizar a teoria crítica: a questão da totalidade
Decolonizing the Critical Theory: the problem of totality
Resumen
O artigo investiga possibilidades de interlocução entre a Teoria Crítica e os estudos pós-coloniais e decoloniais. Especificamente, é colocada em questão a concepção de “totalidade do social”, herdada da dialética marxiana e constante nos trabalhos de autores como Georg Lukács, Max Horkheimer e Theodor Adorno. Através do estudo dos argumentos de expoentes contemporâneos do pós-colonialismo, o texto averigua caminhos trilhados no sentido de se repensar a categoria dialética de totalidade e apontar para uma descolonização da própria Teoria Crítica – propósito inspirado na obra recente de Amy Allen, The End of Progress.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.