“Cancelando” o cuier / Queer call-out

Autores/as

Resumen

Neste artigo o “cancelamento” é acionado como metáfora  que nos ajuda a pensar nas formas de ação política por meio da qual a presunção de superioridade moral assentada em uma espécie de verdade/pureza/marca identitária passou a autorizar o “descredenciamento” de pesquisadoras.es por meio da desmoralização não de suas ideais ou teorias, mas dos privilégios que lhes eram atribuídos. Por fim, propomo-nos a pensar o cuier como aliança e teoria de combate às armadilhas identitárias. Insistimos no seu potencial contestador e na sua capacidade teórica de oferecer ferramentas conceituais para a ação tanto quanto para a reflexão contra violências naturalizadas.

Biografía del autor/a

Larissa Pelúcio, Unesp/Bauru

Larissa Pelúcio é Livre-Docente em Estudos de Gênero, Sexualidade e Teorias Feministas. Atua como professora de Antropologia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (campus Bauru Departamento de Ciências Humanas FAAC), integra o quadro de docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na mesma instituição (campus Marília), é também pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), realizou Pós-doutorado na Université Paris 8 - Vincennes - Saint Denis. Suas pesquisas abordam temas como gênero, sexualidade, saúde, mídias digitais a partir de diálogos com a teoria queer, as epistemologias feministas e os Saberes subalternos.

Tiago Duque, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Tiago Duque é professor do Bacharelado em Ciências Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campus de Campo Grande), do Mestrado em Educação (Campus do Pantanal - Corumbá) e do Mestrado em Antropologia Social da Faculdade de Ciências Humanas (FACH). Esta desenvolvendo estágio pós-doutoral na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), junto ao Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE). Possui doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2013) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2009). Fez bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais (2005) e bacharelado em Ciências Religiosas (1999) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC Campinas. Foi professor e coordenou a área de sociologia no Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) da mesma instituição. Também tem experiência como professor no Ensino Fundamental e Médio, Educação Social de Rua, Movimentos Sociais e Educação à Distância.

Publicado

2020-09-16