O significado de bem-estar para a Comunidade de Terreiro do Ylê de Oxalá
The Meaning of Well-Being for the Community of Terreiro do Ylê de Oxalá
Resumen
O artigo analisa como se produz bem-estar através da experiência de aplicação dos Indicadores de Bem-estar para Povos Tradicionais (IBPT) no Centro de Umbanda Ylê de Oxalá. Os IBPT são uma metodologia socioambiental que se contrapõe aos macroindicadores, buscando avaliar de maneira profunda a qualidade de vida de povos específicos. O estudo nos guia por um breve relato da história da Umbanda e das religiões de matrizes africanas no Brasil, Rio Grande do Sul e São Leopoldo, desvelando seus desafios e suas conquistas a partir do levantamento dos elementos basilares do que significa bem-estar em uma comunidade de Terreiro.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.