A cura em uma religiosa comunidade terapêutica
Memória coletiva, ritos e mudança de papéis
DOI:
https://doi.org/10.14244/contemp.v13i3.1164Resumo
Este artigo objetiva descrever a cura ou recuperação no tratamento de uma comunidade terapêutica cristã evangélica. Esse trabalho de investigação foi desenvolvido durante o estágio pós-doutoral, inicialmente como um estudo etnográfico, mas que foi inviabilizado pela pandemia de Covid-19 (2020-2022). Adotamos, então, a perspectiva teórico-metodológica da memória coletiva para (re)visitar uma experiência pessoal de internação em uma comunidade terapêutica cristã evangélica por conta do consumo abusivo de substâncias psicoativas, a qual se deu entre agosto de 1987 e junho de 1988. Como resultado, sugerimos que a cura ou recuperação pode ser uma mera inversão de papéis sociais.
Downloads
Publicado
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.