Anatomia de um cancelamento
Disputas político-midiáticas sobre a relação entre ciência e sociedade
DOI:
https://doi.org/10.14244/contemp.v15.1390Resumo
Neste artigo, discuto a prática do cancelamento e como ela tem sido usada em disputas de poder envolvendo segmentos com concepções divergentes do papel social da ciência. Inicio com uma história dos cancelamentos na confl uência entre polarização afetiva e a esfera pública sob hegemonia das redes sociais. A partir da sociologia digital e da comunicação política, busco compreender como e por que a prática tem sido usada nas disputas em torno dos direitos humanos no Brasil. Por fi m, foco a análise empírica de um caso de cancelamento em que diferentes concepções da relação entre ciência e sociedade colidiram.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.