Por amor ou por dinheiro? Emoções, discursos, mercados
Resumo
Se o imaginário romântico moderno constrói uma fronteira nítida entre o amor e o “interesse material” ou entre os que fazem sexo “por amor” ou “por dinheiro”, algumas perspectivas sociológicas, antropológicas e psicanalíticas revelam um cenário bem mais complexo. A partir da sociologia do dinheiro sugerida pela estudiosa argentina Viviana Zelizer e outros autores/as que expandem as reflexões simmelianas sobre dinheiro e afeto, mercado e subjetividade, tento problematizar as concepções que dicotomizam estas relações, faço uma breve discussão da “poética e política” do amor e trago alguns estudos etnográficos contemporâneos que focalizam as experiências de pessoas que procuram parceiros sexuais e amorosos, “dentro” e “fora” de relações mercantilizadas, para pensar além de categorias binárias e divisões “enganosas”Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.