O Ethos da Inovação Social: implicações ético- políticas para o estudo de práticas produzidas em diferentes ambientes
Resumo
Resumo: No Brasil, veri ca-se uma carência de estudos de caráter crítico-re e- xivo sobre a inovação social. Este texto visa analisar a inovação social a partir da aplicação do conceito de ethos subjacente a cada ambiente (público, empresarial ou social) em que ela é produzida. Trata-se de pesquisa exploratória realizada por meio de análise bibliográ ca, a qual concluiu que o ethos permite identi car racionalidades (formalista ou substantiva), intencionalidades ético-políticas e intensidades democráticas, lançando luzes sobre a produção de diferenciações que questionam o caráter agnóstico e pragmático comumente atribuído à ino- vação social.
Palavras-chave: inovação social; ambientes; ethos; sociedade civil.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.