Aprisionando mulheres em seus papéis de gênero: análise de uma prisão materno-infantil
Resumo
A proposta deste artigo é analisar o aprisionamento feminino sob a perspectiva de gênero em uma prisão bastante específica: o Centro de Referência à Gestante Privada de Liberdade. Tendo em vista as desigualdades presentes nas relações entre homens e mulheres na nossa sociedade e o histórico das prisões femininas no país, o presente trabalho trata do encarceramento de mulheres grávidas e recém mães a partir dos relatos de funcionárias e presas da unidade. Para tanto, foram realizadas entrevistas com sete internas e cinco profissionais do Centro entre os meses de julho e novembro de 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.