Entregadores de aplicativos no Brasil
entre a subordinação e a “autonomia”
Resumen
Este artigo analisa o trabalho de entregadores/as de mercadorias que atuam por meio de empresas-plataformas, entre as denominadas location-based platforms. A pesquisa se concentrou nas regiões metropolitanas de Recife e do Distrito Federal e teve como foco as múltiplas dimensões da experiência desses/as trabalhadores/as nesse tipo de atividade e as condições laborais nela implicadas. Entre os aspectos problematizados estão a gestão algorítmica, a subordinação no trabalho, as demandas político-sindicais e as formas de lutas e resistências, sendo que uma ênfase especial foi dada à sua percepção sobre a situação contraditória na qual se inserem: entre a condição subordinada e o discurso da “autonomia”. A pesquisa se baseou principalmente na realização de 83 entrevistas em 2021.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.