Camponeses-migrantes
Narrativas, classe, gênero e raça
DOI:
https://doi.org/10.14244/contemp.v14.1309Resumen
Nossa proposta neste artigo é compreender como a Profa. Maria Aparecida de Moraes Silva, em suas reflexões teórico-metodológicas e pesquisas, analisa a experiência social de camponeses(as), que são também trabalhadores(as) assalariados(as), em territórios distantes de suas localidades de origem. Examinaremos dois aspectos. Primeiro, como os camponeses-migrantes, cujas vidas são marcadas por processos de expropriação, desenraizamento e exploração, narram as experiências de trabalho e de vida nos diversos espaços em que circulam, considerando tanto os aspectos materiais quanto simbólicos. Segundo, como as intersecções de trabalho, gênero, raça e classe se constituem como eixos centrais na análise dos camponeses(as)-migrantes.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Categorías
Licencia
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.