Considerações acerca do capital criativo entre empreendedores: caminhos para uma “estética da prosperidade” / Considerations about creative capital among entrepreneurs: paths to an "aesthetic of prosperity"

Autores/as

  • Fábio Liberal

Resumen

Este artigo pretende relacionar as narrativas de duas trajetórias sociais de empreendedores à apropriação do que chamamos de “estética da prosperidade”. Trata-se de compreender de que maneira a mobilidade social dos indivíduos analisados está relacionada à apropriação diferencial de capitais simbólicos fundamentais para o sucesso dentro da lógica operacional do capitalismo “flexível” e sua imperatividade estética. Por meio do exame aprofundado de duas narrativas individuais de empreendedores buscaremos identificar como são ativadas as disposições que impulsionam a racionalização das preocupações estéticas a ponto de interferir não só no produto, mas também na forma de ofertá-lo e no próprio estilo do vendedor. Os entrevistados foram escolhidos dentro de uma amostra de 14 entrevistas de empreendedores por terem se destacado como tipos ideais no sentido da epistemologia weberiana.

Publicado

2020-09-16