Considerações acerca do capital criativo entre empreendedores: caminhos para uma “estética da prosperidade” / Considerations about creative capital among entrepreneurs: paths to an "aesthetic of prosperity"
Resumo
Este artigo pretende relacionar as narrativas de duas trajetórias sociais de empreendedores à apropriação do que chamamos de “estética da prosperidade”. Trata-se de compreender de que maneira a mobilidade social dos indivíduos analisados está relacionada à apropriação diferencial de capitais simbólicos fundamentais para o sucesso dentro da lógica operacional do capitalismo “flexível” e sua imperatividade estética. Por meio do exame aprofundado de duas narrativas individuais de empreendedores buscaremos identificar como são ativadas as disposições que impulsionam a racionalização das preocupações estéticas a ponto de interferir não só no produto, mas também na forma de ofertá-lo e no próprio estilo do vendedor. Os entrevistados foram escolhidos dentro de uma amostra de 14 entrevistas de empreendedores por terem se destacado como tipos ideais no sentido da epistemologia weberiana.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.