O Empreendedorismo Contemporâneo ou uma Forma de Mistificação das Relações de Classe
Contemporary Entrepreneurship or a form of mystification of class relations
Resumo
Este artigo tem por objetivo debater a relação entre o modo de vida empreendedor, hegemônico na sociedade neoliberal, e a mistificação das relações de classe, análise realizada com base em uma incursão empírica em um congresso latinoamericano de empreendedores. Argumentamos que, nesse processo de mistificação, os intelectuais orgânicos têm papel fundamental para a construção da subordinação dos trabalhadores aos interesses do capital, pois são responsáveis pela elaboração do empreendedorismo, de sua propagação que objetiva estabelecer um novo consenso social que visa a restaurar e aprofundar a dominação classista. Equiparando trabalhadores a empresas, o empreendedorismo atua tanto como uma ideologia quanto como uma forma de controle da força de trabalho, já que a conduta de cunho empreendedor torna-se uma condição para que os trabalhadores se mantenham empregados, mesmo em situação precária, e garantam a sua reprodução social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.