Empreendedorismo, autogerenciamento ou viração?
Uberização, o trabalhador just-in-time e o despotismo algorítmico na periferia
Resumo
A uberização nomeia uma nova forma de controle, gerenciamento e organização do trabalho, tendo como elementos centrais a consolidação de trabalhadores sob demanda e processos de informalização, pela perda de formas estáveis e fixáveis dos meios de controle e exploração do trabalho. São analisadas trajetórias de vida de trabalhadores brasileiros hoje uberizados. A definição de autogerenciamento subordinado nos desloca do empreendedorismo para compreender como elementos tipicamente periféricos estão se generalizando pelas relações de trabalho e sendo apropriados de novas formas.
Uberização, Empreendedorismo, modos de vida periféricos, motoboys, bike boys
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.