Laços, Fios e Redes dos Mapas Afetivos
Ferramentas teórico-metodológicas em estudo migratório
DOI:
https://doi.org/10.14244/contemp.v14.1318Resumo
O artigo ora apresentado é dividido em duas partes. Em um primeiro momento, é traçada uma digressão temporal para a reflexão, em perspectiva objetiva e subjetiva, sobre a História Oral e os mapas afetivos como ferramentas teórico-metodológicas capazes de múltiplas percepções de categorias sociológicas. Em um segundo momento, objetiva-se com as narrativas e mapas afetivos de brasileiros imigrantes entrevistados em Lisboa demonstrar como se revelam as lembranças dos entrevistados e de que forma elas são transportadas para o papel, especialmente no que tange à vivência da pandemia da COVID-19, nos anos de 2020 e 2021, em outro país.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores/as cedem os direitos autorais dos artigos, resenhas e entrevistas publicados para a Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, a qual disponibiliza o conteúdo em suas versões impressa e online dentro de uma política de acesso livre ao conhecimento.
Reproduções dos textos em outras publicações podem ser pedidas formalmente ao Comitê Editorial.
Copyright Statement
The authors surrender their copyrights of the articles, book reviews and interviews published to Contemporânea – Revista de Sociologia da UFSCar, which makes available the content in its printed and online versions under a policy of free access to knowledge.
Reproductions of texts in other publications may be formally requested from the Editorial Committee.